15/03/2009

Opinião: a Ordem dos Advogados

Esta crónica de Pedro Mexia contra os advogados é deveras intrépida e corajosa.
.
Cito algumas expressões:
«Depois de um curso penoso, fui o estagiário mais incompetente desde o cavalo de Calígula e chumbei na prova oral, entalado com perguntas inclementes sobre registos e notariado, assunto a que eu tinha devotado tanta atenção como à diferença entre as etnias balanta e bijagós.»
.
«Mas não é preciso ter passado pelos bancos da faculdade para perceber que a vida jurídica tem pouco a ver com a Justiça maiúscula.»
.
«A mentira é para eles um dever profissional. Não creio que a classe se encontre moralmente abaixo da dos picheleiros ou dos talhantes, mas daí a tecer elogios à sua elevação ética vão uns quantos jantares em restaurantes da moda.»
.
«O dicionário Houaiss tem uma palavra para eles: são uns cagões.»

6 comentários:

Anônimo disse...

Falou e falou muito bem...Ainda há pessoas que conseguem dizer a verdade...

a3305 disse...

O Dr. Menezes Leitão sai em defesa dos advogados, neste link: http://lei-e-ordem.blogspot.com/2009/03/pedro-mexia-e-os-advogados.html

Anônimo disse...

Pensamento do dia…

Os advogados são os mais católicos do mundo.

Não assinam nada sem levar um terço (da acção).

Anônimo disse...

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O que Mexia diz pode aplicar-se aos solicitadores. A advocacia deve ser respeitada. Apesar de tudo, são importantes e o seu contributo para a Justiça essencial

a3305 disse...

Por analogia é claro que se aplica aos Solicitadores, assim como a todos os agentes da Justiça, na generalidade.
No entanto, o Mexia não os referiu porque esses estão ainda mais abaixo dos "picheleiros e dos talhantes", isto é, são tão "cagões" que nem vale a pena falar neles. :)

Anônimo disse...

Sim, para o Mexia não falar neles, onde é que eles devem estar....