17/02/2009

É premente o apoio do Estado a fim de evitar que haja alunos a abandonar o ensino universitário

«O número de alunos com dificuldades em pagar as propinas está a aumentar no ensino superior. Para já, ainda não há "situações dramáticas", mas no próximo ano as instituições, sobretudo as privadas, podem ressentir-se, diz João Redondo, presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP). Ao Estado é pedido que apoie os estudantes através do fundo de apoio social. De preferência ainda este ano, solicita Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, do Porto.
Também nas universidades e politécnicos públicos o problema se faz sentir e traduz-se em atrasos no pagamento das propinas, que rondam os 900 euros anuais, um valor mais acessível do que a média das privadas: entre dois e seis mil euros anuais. »
[Público assinantes]

4 comentários:

Anônimo disse...

parabéns, de facto, tem no blog uma selecção de noticias muito criteriosa no âmbito do Direito e no âmbito social.
este é um importante mecanismo de relacionamento entre os alunos.

Direito UM

Anônimo disse...

Culpa tem certos institutos politécnicos dos cávados e dos aves, que visam o lucro ao invés de uma aposta no ensino de qualidade, preferem construir um megalonomo edifício para aumentar as vagas e gerar mais lucro do que investir num corpo de docencia mais prestigiado e com uma maior formação pedagógica. Mas no meio disto quem se lixa são os alunos que não aprendem nada (obvio que não vou citar nomes mas poucos são os nossos professores que se aproveitam e vôces sabem disso)e depois temos que gastar um absurdo em própinas num curso (sol) que não tem garantido um mestrado ou um mero estágio. SOL-IPCA é fogo de vista.É sem dúvida dos piores politécnicos onde se englobe o nosso curso. Coompreendo que algumas coisas é porque só tem o curso à 3 anos, mas outras é mandar os alunos às urtigas, por exemplo a **** do hórario ainda não saiu e quinta já começam as aulinhas, notas em cima do último dia de inscrição de recurso (pela 2ª vez consecutiva)... Demonstra-se aqui claramente uma grande incompetencia por quem gere isto, já para não falar em casos de cunhas e de favorecimentos de familiares que levaram gente à demissão...

Anônimo disse...

Muito de acordo com o comentário anterior, pricipalmente na falta de competência pedagógica de alguns docentes, sem citar! Porventura pelas disputas internas entre alguns docentes. É vergonhoso pessoal de tão afirmadas qualidades e rsponsabilidades andarem em "tricas".
E claro, 5.ª feira começam as aulas e ainda não há horários...

Anônimo disse...

Boa tarde!
Por falar nos apoios aos alunos, na bolsa mais própriamente dito,ainda estou à espera,assim como muitos outros colegas,do subsídio de transporte,que ficaram de tratar disso, de o concder em Janeiro!!
Ainda não vi nada,já recebi a bolsa de Fevereiro e continua com o mesmo valor inicial,sem o complemento do subsídio de transporte...
Já questionei junto dos serviços, e ninguém sabe nada...Estranho não é??
Gostaria de saber quando vão assumir as suas responsabilidades e dar aos alunos o que a eles pretence?
Também concordo em grande parte, com os comentários anteriores.
Cumprimentos