10/01/2009

Quem não gosta de graxa...

«A graxa é quase uma instituição nacional, a figura do “graxista” está sempre presente nas nossas vidas desde a mais tenra idade, há graxistas desde a escola primária. Não sei se a importância deste comportamento na nossa sociedade é uma herança dos tempos da ditadura, onde era quase uma instituição, ou se faz parte da nossa forma de ser portugueses.

O graxista é, em regra, um indivíduo que prescinde da sua dignidade para obter proveitos exibindo uma postura de subserviência e lealdades caninas, desta forma obtém como contrapartida a simpatia de quem manda, permitindo-lhe obter ganhos para além dos que alcançaria com as suas capacidades ou com manifestações de dignidade.

Os tais graxistas a que nos habituámos na infância vamos encontrá-los ao longo da vida, principalmente no emprego, onde dar graxa pode resultar em proveitos adicionais. Há graxistas por todo o lado mas em especial na Administração Pública já que as empresas vivem dos resultados e não podem prescindir dos mais capazes em favor dos graxistas.»