25/01/2009

Perceber o aborrecimento

Estava eu a estudar usando um método de estudo baseado na leitura de apontamentos e manual, quando bocejei...
.
«Uma das características essenciais do aborrecimento consiste no contraste entre as circunstâncias presentes e outras mais agradáveis que exercem uma força irresistível sobre a imaginação. É também essencial que as faculdades do indivíduo não estejam inteiramente ocupadas. Fugir diante de inimigos que pretendem tirar-nos a vida, deve ser desagradável, mas certamente não é aborrecido. Um homem também não se sente aborrecido quando é executado, a não ser que tenha uma coragem quase sobre-humana. Da mesma maneira nunca ninguém bocejou ao pronunciar o seu primeiro discurso na Câmara dos Lordes, salvo o falecido duque de Devonshire, que por isso mesmo se tornou célebre. O aborrecimento é essencialmente um desejo frustrado de aventuras, não necessariamente agradáveis, mas pelo menos de incidentes que permitam à vítima do tédio distinguir um dia dos outros dias. O oposto do aborrecimento é, numa palavra, não o prazer, mas sim a agitação.»
Bertrand Russell, in «A Conquista da Felicidade»

2 comentários:

Anônimo disse...

Admiro essa capacidade de fazeres parecer as coisas normais serem... normais (mas de uma maneira súbtil) :)

Anônimo disse...

Um projecto sério, uma plataforma indenpendente da instituição, uma moderação isenta de influências exteriores: IPCAonline.net

A ideia deste projecto surgiu de uma conversa entre colegas do curso de Informática que identificaram uma lacuna a nível da comunicação entre os vários alunos, dos vários anos, de diferentes cursos e grupos académicos do IPCA.

Fórum dinâmico, ajustável às necessidades presentes e vindouras, tem como objectivo promover o convívio, a entreajuda, a troca de informações e experiências de modo a facilitar o percurso académico nesta instituição.

Deste modo, e para que este projecto possa desenvolver todas as suas potencialidades, é necessário que o maior número possível de estudantes tomem conhecimento da sua existência.