31/01/2009
Leis da Justiça
28/01/2009
Estatutos Provisórios do IPCA
(Provedor do Estudante)
1 — O Provedor do Estudante é escolhido pelo presidente do IPCA, ouvida a comissão instaladora e a associação de estudantes, de entre os professores de carreira do Instituto, ou convidados a tempo integral.
2 — A acção do Provedor do Estudante desenvolve -se em articulação com as associações de estudantes e com os órgãos e serviços da instituição, designadamente com os conselhos pedagógicos, bem como com as suas unidades orgânicas.
3 — O Provedor do Estudante tem direito a uma redução do seu horário lectivo de pelo menos 50 % para assegurar o desempenho das suas funções.
(Trabalhadores -Estudantes)
1 — O IPCA cria as condições necessárias a apoiar os trabalhadores-estudantes, designadamente através de formas de organização e frequência do ensino adequados à sua condição, e valoriza as competências adquiridas no mundo do trabalho.
2 — O IPCA cria as condições necessárias a apoiar os trabalhadores-estudantes designadamente através:
a) Da oferta de cursos ou unidades curriculares em regime pós -laboral sempre que o número de trabalhadores -estudantes o justifique;
b) Da possibilidade de transferência no início de cada semestre de alunos matriculados em regime diurno para o regime pós -laboral a trabalhadores-estudantes;
c) Da abertura dos principais serviços mínimos de apoio, em horário pós -laboral, nomeadamente biblioteca, serviços de acção social e serviços académicos;
d) Da oferta de componentes de unidades curriculares através de ensino a distância.»
Inscrições Época de Recurso
27/01/2009
O novo sucesso dos Monty Pyton
Na Amazon as vendas de DVD’s dos Monty Pyton aumentaram 23 mil por cento desde a criação do canal destes no YouTube.
25/01/2009
Perceber o aborrecimento
23/01/2009
Aulas de revisões Dto. Fiscal
- Dia 26 de Janeiro às 18h30 (segunda-feira) - 1ª chamada
- Dia 10 de Fevereiro às 18h30 (terça-feira) - Recurso
- Apontamentos CPPT
22/01/2009
Life's for sharing
A música e a dança são algo contagioso como puderam comprovar todos aqueles que se encontravam na Liverpool Street Station, em Londres, no dia 15 de Janeiro. Às onze da manhã, 400 bailarinos iniciaram uma coreografia de três minutos, apanhando todos os que lá se encontravam de surpresa. Tudo para um anuncio da T-Mobile inspirado no flash mob.
20/01/2009
18/01/2009
Exame Direito Fiscal II
- Esclarecimento do Ministério das Finanças e da Administração Pública sobre o artigo 114.º do RGIT
- Lei do Orçamento do Estado 2009 (imprimir da pág. 50 a 55 - Capítulo XI relativo à LGT, CPPT e RGIT)
- Ofício circulado n.º 60 064 - Responsáveis subsidiários
15/01/2009
Sessão de abertura do Mestrado em Fiscalidade
12/01/2009
A vida num manual de instruções
A nossa vida contada tal como ela é...!?!?
Moral da história... Não ter medo dos desafios, da diferença e da mudança!!!!
10/01/2009
Exame de Direito das Obrigações
- Incutir nos alunos a consciência da importância central do Dto. das Obrigações não só no Dto. Civil mas em toda a sistemática jurídica;
- Compreender os princípios fundamentais que orientam e disciplinam este ramo do Direito;
- Analisar, com o detalhe possível, os diferentes tipos de fontes das Obrigações, apreendendo o seu regime e características próprias;
- Dotar os alunos de ferramentas suficientes pra a resolução de problemas práticos, adoptando uma perspectiva dinâmica e problematizante.
80 anos de Tintim
Quem não gosta de graxa...
O graxista é, em regra, um indivíduo que prescinde da sua dignidade para obter proveitos exibindo uma postura de subserviência e lealdades caninas, desta forma obtém como contrapartida a simpatia de quem manda, permitindo-lhe obter ganhos para além dos que alcançaria com as suas capacidades ou com manifestações de dignidade.
Os tais graxistas a que nos habituámos na infância vamos encontrá-los ao longo da vida, principalmente no emprego, onde dar graxa pode resultar em proveitos adicionais. Há graxistas por todo o lado mas em especial na Administração Pública já que as empresas vivem dos resultados e não podem prescindir dos mais capazes em favor dos graxistas.»
09/01/2009
Condições meteorologicas em 2009
2. Nível do mar vai subir 1 metro
E apesar de tudo faz um frio gélido aqui no Norte e um manto branco maravilhoso.
07/01/2009
A guerra dos cobardes
(…)
São cobardes os que usam um imenso poder militar para fazer atacar aquilo que se assemelha mais a um campo de concentração do que a uma parcela de país.
São cobardes os que medem as suas vitórias militares em imagens de crianças do seu próprio povo mortas ou feridas, tudo fazendo para que as bombas israelitas atinjam civis usados como chamarizes.
São cobardes os países árabes e da Europa que vão dando uns guinchos de protesto enquanto espera que Israel faça o serviço.
São cobardes alguns grupo de esquerda europeus que estiveram caladas enquanto choveram mísseis Qassam sob Israel e esperaram pela fotografias do costume para se apossarem da luta dos palestinianos transformando-a na sua própria bandeira, transformando a solidariedade num mero exercício de oportunista.
São cobardes os fundamentalistas de todo o mundo que se armam em heróis enquanto são os palestinianos que morrem.
Esta guerra é um festim para os cobardes de todo o mundo, incluindo alguns cá da terra.
Ganhar dinheiro fácil para a viagem de finalistas
05/01/2009
01/01/2009
Sabias que...
Nos Estados Unidos, no entanto, o copyright do marinheiro que se tornou um herói popular nos tempos da Depressão (apareceu pela primeira vez em 1929, numa tira de banda desenhada chamada Thimble Theatre) continua protegido, até 2024, pois a legislação norte-americana protege os detentores dos direitos de exploração durante 95 anos.
O proprietário do copyright nos EUA é a King Features, uma empresa do grupo Hearst.
Mas por causa dessa diferença entre as legislações dos dois lados do Atlântico, não é claro que a utilização da imagem do marinheiro que chegou a ser mais popular que o rato Mickey possa mesmo ser liberalizada na Europa, e se qualquer um pode usar a sua imagem: por exemplo, usar a imagem do marinheiro numa embalagem de espinafres congelados. Segundo o jornal britânico Times, a questão será alvo de disputa em tribunal.
"Os desenhos de Segar já não estão protegidos, portanto podem ser usados. Mas se tentar vender um boneco do Popeye ou uma lata de espinafres com a cara dele, pode estar a infringir os direitos da marca registada", que pertencem à King Features, disse ao Times um especialista em propriedade intelectual britânico. E os direitos do Popeye rendem ainda 2200 milhões de dólares anuais.
Seja como for, o que acontecer com o Popeye será seguido com muito interesse na Disney, por exemplo, que conseguiu uma extensão do copyright dos primeiros filmes do Mickey até 2023.»
Fonte: Publico.pt
Um conceito para lá da teoria
O conceito é simples: “Criar uma base de dados interactiva onde, para uma determinada área, as empresas possam aceder aos currículos e trabalhos de vários alunos, conseguindo, dessa forma, escolher o candidato mais indicado ao perfil que procuram”, faz saber a instituição. Através do «e-portfolio» cada aluno poderá colocar «online» todas as informações que considere relevantes para a sua apresentação, desde o «curriculum vitae» a trabalhos realizados e outras aplicações. Utilizando esta ferramenta as empresas podem procurar o candidato ideal através de uma determinada área de interesse ou, simplesmente, pela licenciatura ou idade
Fonte: ExpressoEmprego.pt
Mais um país enganado...
A antiga moeda eslovaca, que vigorava desde a separação da República Checa e da Eslováquia a 1 de Janeiro de 1993, vai apenas circular em paralelo com o euro durante 15 dias, sendo retirada a partir de 16 de Janeiro.
Com a adesão da Eslováquia ao euro, a Zona Euro passa a contar com uma população de 328,6 milhões de habitantes contra o total de 499,7 milhões da União Europeia.