29/11/2008

Técnicas de estudo I

1. Iniciar
Não fiques à espera que a vontade para começar a estudar chegue, faz qualquer coisa imediatamente (ou espera mais 5 minutos até o futebol ou a novela acabar). É uma boa ideia começares com uma tarefa fácil e interessante para te motivar, alguma coisa que te dê um sentimento de satisfação (cada um tem de arranjar o seu... :-) )
Outras formas de iniciar o estudo podem passar pela revisão dos apontamentos diários das aulas (para quem tem insónias) ou por relembrar os pontos principais da última sessão de estudo (se te lembrares).
No entanto, se não estiveres com vontade de estudar (quase sempre) e sentires que não consegues de facto resultados, não insistas, pára um pouco. Faz alguma coisa agradável e relaxante (ups) e tenta começar mais tarde (antes 2 dias dos exames). Contudo, é muito importante reconheceres a diferença entre um estado de espírito que não te permite atingir resultados e o adiar simplesmente o estudo.
2. Estabelece objectivos
Mantém na tua mente objectivos de carreira a longo prazo, objectivos ao longo do percurso universitário (Licencidado - Mestre - Doutor - Desempregado), bem como objectivos a curto prazo - semana a semana. Então, se não estiveres habituado a estudar (eureka), assegura-te que colocas a ti próprio objectivos realistas relativamente aos tópicos a cobrir e ao tempo a dedicar a cada sessão de estudo.
Se estabeleceres objectivos demasiado exigentes, num espaço de tempo demasiado curto, isso pode conduzir-te a um sentimento de desmotivação face ao estudo, dado que provavelmente não conseguirás atingir as metas por ti propostas. Assim, no começo, é melhor estabelecer objectivos realistas e só depois, quando te sentires confortável com o teu estudo, deverás aumentar o tempo das sessões (de 5 para 10 minutos para não cansar), bem como os tópicos tratados em cada sessão.
3. Mantém a motivação
É bom variares as tuas tarefas. Por exemplo, numa sessão de três horas de estudo (olha para o que escrevo não olhes para o que eu faço), despende uma hora com problemas de direito, uma hora para ler um trabalho escrito e uma hora para resumir os apontamentos das aulas (3 horas sem respirar quado deres por ela estás nos anjinhos). Mas se te estiver a correr bem o estudo é melhor continuares com a mesma tarefa do que mudares para outra.
Faz pausas de cinco ou dez minutos por cada hora de estudo ou de duas em duas horas e dá a ti próprio prémios pelos resultados alcançados por exemplo, ir tomar uma café, ver televisão, ir ao cinema etc.
Assegura-te que terminas cada sessão de estudo de forma positiva e interessante. Revê o que alcançaste - nunca o que não atingiste - e finaliza com algo satisfatório para que não termines uma sessão de estudo com um sentimento de desmotivação.
.
Técnica dos 15 minutos
Compromete-te apenas a 15 minutos de trabalho nas tarefas que tens adiado e depois logo decidirás se continuas por mais 15 ou não. Por vezes é surpreendente notar que a motivação começa a surgir logo após os 5 primeiros minutos e, quando damos por ela, já estamos sentados há uma hora. A sensação de realização reduzirá provavelmente os sentimentos de tensão e ficarás mais motivado para continuar. Ao contrário do que as pessoas pensam, a motivação não tem de preceder a acção, mas segue-se frequentemente a ela.
.
P.S. Se conseguires não ligar aos meus comentários pode ser que o texto aqui apresentado te ajude realmente. :-)

Abrir os olhos... e ver

Enquanto o país se entretém com as aldrabices do caso BPN e da avaliação dos professores, os presidentes do BCP e da CGD revelam, no suave ambiente daquelas conferências sobre a globalização que o Presidente da República organiza, que vão pedir garantias do Estado para contrair empréstimos, respectivamente, de cinco mil milhões de euros e dois mil milhões de euros. Para quem ande distraído, isto corresponde, para ajudar só dois bancos portugueses, a um valor proporcional à economia nacional (mais ou menos 4% do PIB). O país distrai-se com umas coisas, mas aquelas verdadeiramente importantes estão a ocorrer noutro lado. E certamente que não se ficarão por aqui. A pergunta que se impõe é... a subtileza dos politicos a quem depositamos os designios de Portugal manipulam o cidadão comum para desviar a atenção para "ossos do ofício", ou julgam eles que enganam "as gentes"? Pois é... nem toda a gente!!! Porém, enquanto a nossa "terrinha" se afunda no Atlântico, ouvimos os gemidos daqueles a quem a vida é uma luta constante. O estudo não é tudo, mas é um complemento à nossa racionalidade...

25/11/2008

Jantar de Natal


21/11/2008

Reforma da acção executiva


No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 18/2008, de 21 de Abril, altera, no que respeita à acção executiva, o Código de Processo Civil, os Estatutos da Câmara dos Solicitadores e da Ordem dos Advogados e o registo informático das execuções.

18/11/2008

Exame de Direito de Processo Civil

"O direito processual civil é, numa definição que dificilmente deixará de ser tautológica, o conjunto das normas reguladoras do processo civil, o que nos remete para o conceito de processo civil."

10/11/2008

08/11/2008

Caso prático de Dto. Obrigações

Resposta ao caso prático, no modelo original (máximo de três folhas), por escrito ou via e-mail, até ao próximo dia 14 de Novembro.

07/11/2008

Revisão do Código do Trabalho

A revisão do Código do Trabalho foi hoje aprovada na Assembleia da República com os votos favoráveis da maioria do PS.

Fugir compensa

Sem querer significar que a fuga para o Rio de Janeiro merecesse condenação nesta sede, em todo o caso, o resultado indica claramente que a estratégia da arguida em se furtar ao cumprimento da medida de coacção foi sabiamente aconselhada e poderá constituir exemplo referencial para o futuro.

06/11/2008

Campanha de solidariedade

Os CTT estão a desenvolver uma campanha para acabar com a exclusão social, ou pelo menos atenuá-la um bocadinho este Natal.
A ideia é fazer algo diferente e ir a um posto dos CTT e consultar as cartas que várias crianças têm enviado para lá. Consta que são mais de 17 milhões, umas com pedidos mais simples, outras mais elaborados... casacos, uma camisola para o frio, uma avó.. lol. Depois de ir buscar a carta podemos tornar-nos o Pai ou a Mãe Natal entregando o presente no posto dos correios até dia 20 Dezembro, eles próprios fazem as entregas. Giro, não é? Pensem nisso! E divulguem, se quiserem.
PS: Se tiverem filhos incentivem-nos a participar e a partilhar. O Mundo Agradece.
Link: CTT

05/11/2008

Justiça

Quase 400 advogados foram sancionados em 2007 pela Ordem e foram decididos cerca de 1.700 processos disciplinares, sendo que apropriação de valores, conflitos de interesse e faltas a julgamento são algumas das infracções deontológicas mais detectadas.
Fonte: Sol

04/11/2008

Yes you can!

"I´m asking you to believe.
Not just in my ability to bring about
real change in Washington... I´m
asking you to believe in yours."
Barack Obama

Informação Jurídica Gratuita

A Priberam vai facultar o acesso gratuito ao LegiX Extranet durante uma semana, a todas as pessoas que o solicitem, por email, até à próxima sexta-feira, dia 7, associando-se assim à 3.ª Edição do Dia da Consulta Jurídica Gratuita promovida pelo Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados.
Se deseja conhecer o LegiX Extranet basta enviar um email, indicando o seu nome, email e telefone de contacto. Em resposta receberá uma senha de acesso ao LegiX Extranet, ao qual poderá aceder gratuitamente durante uma semana, a partir do dia do envio da senha, sem qualquer limitação no número de consultas efectuadas. A adesão a esta oferta não implica qualquer compromisso de adesão ao serviço findo o período gratuito.
Durante uma semana terá acesso a mais de 576.000 documentos de legislação, jurisprudência e doutrina nacionais e europeias, dos mais de 700.000 actualmente disponíveis nas bases de dados LegiX. As hiperligações incluídas no LegiX dão ainda acesso a mais de cem mil documentos disponíveis noutros sites, nomeadamente o do Diário da República Electrónico, com o qual o LegiX está integrado.

Para mais informações sobre o LegiX clique aqui.

02/11/2008

Questão da semana (2)

Dois imigrantes de Leste pretendem criar uma sociedade por quotas cujo objecto social é a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, dando-lhes aulas em português e assegurando-lhes emprego, sem contrapartidas financeiras. O pacto social foi redigido a 27/05 e a sociedade foi registada a 3/06.
Quid Juris?

Questão da semana (1)

É possível a criação de uma sociedade anónima unipessoal?